segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Troca pela Troca VI

[Entardece no Horizonte]

" No horizonte cai sempre um pano diferente que, como por magia ou ilusão óptica, transparece uma imagem tão igual a tantos outros horizontes caídos em dias sem fim. É a imagem do infinito que prende o olhar triste que algumas vezes trago comigo, mas também o olhar feliz que me faz sorrir para este infinito que observo nos últimos tempos. É certo que a imagem de um horizonte caído no mar é belíssimo, mas descobri ultimamente que olhar para ele entre as montanhas o torna mais forte e especial. Afinal, é por vezes nas dificuldades e nos diversos panoramas que consigo visualizar detalhes que transformam tudo e me ajudam a sobreviver.


São rasgos fortes de emoções, estes de uma vida preenchida de vivências.

Vivências extraordinárias cheias de aventuras, sofrimentos, dores, alegrias e especialmente... entrega total.


É...

São muitos os segundos que penso que entardece e foge este tempo que me marca com sinais ternos, mas também frios como facas afiadas de lâmina cortante. Não é que fique desiludido com tudo o que me rodeia, mas quase como que por vontade imprópria fico observante de tudo o que me rodeia e reparo que existem muitos erros associados a um ser que sou eu.


Nunca será tarde demais.


E sei que existo para ser diferente e fui feito para lutar, talvez não seja este o local certo e então terei que descobrir onde.


O horizonte é o tal infinito à distância de um salto que voltará a mostrar um novo infinito a cada passo ou salto que der, mas terei que o dar sem dúvida nenhuma.


Vou entardecendo no horizonte de todos que vai sendo o meu.


Beijo amiga."


Escrito por Jorge Valente

2 comentários:

Jorge Valente disse...

Sabes amiga, estava no meu blog e a ler algumas páginas que escrevi ultimamente. Na verdade deparo hoje que havia alguns sinais presentes nas palavras que escrevi de tristeza e dor.
Coloquei-me a pensar em tantos momentos que mergulho aqui nesta minha janela para me transportar e soltar-me de amarras que me prendem e reparo que me faz bem, sabes.

Mas hoje reparei que por momentos devo ter viajado para um local bonito e consegui escrever-te algo bonito no meio das minhas preocupações e então reparo que gosto muito de ti mesmo para ter conseguido dizer-te algo menos carregado.

A verdade é que aquela última frase que te escrevi fez-me pensar hoje e agora que a estou a ler.

E é mesmo isso, vou entardecendo no horizonte de todos que vai sendo o meu horizonte e bonito que o é muitas vezes. E sabes hoje estou bem melhor com tudo.
Fiz uma ausência que serviu para eu reflectir sobre muitas coisas e sobre o que se passava e está a passar à minha volta. Foi desgastante acusei-me de bastantes coisas e questionei outras tantas e depois de uma luta comigo próprio entendi grande parte de tudo o que se está a passar e quero vencer e sobreviver com estas preocupações que são minhas e só minhas. São e são mesmo possivelmente preocupações simples no meio de tantas coisas más que acontecem pelo mundo fora, não estou a passar fome, não tenho nenhuma doença grave que eu saiba, ñ estou preso, não estou debaixo da "ponte", ñ ñ ñ ñ sempre e tantos ñ´s que nunca mais acabaria se calhar. Mas sei que estou a sofrer com os meus e são os meus problemas que têm mais ou menos importância para os outros, mas têm a importância para mim que eu lhes dou.
Muitas vezes dizem que a felicidade não é ser rico, eu digo de uma forma similar que a dor não é só sofrer é muito mais e é não se saber por vezes porque dói cá dentro.

Foi um tempo de introspecção e leitura de mim próprio, para me conseguir entender melhor e sinto-me bem agora, sei que nada desapareceu e tudo continua aqui e bem presente, mas agora estou capacitado e pelo menos com mais forças para aceitar e melhorar as coisas no que conseguir.

Olha apeteceu-me falar um pouquinho ct por aqui sem perguntas e sem ser oralmente, assim para por cá para fora numa mostra de mudança de atitude e para te dizer que estou melhor cm e com todos, sim com todos. Afinal eu adoro mesmo viver e quero viver na alegria e na dor tb quando assim tiver que ser porque sou assim, porque o ser humano é assim e eu gosto de sentir que sou normal aqui.

Beijos e tu sabes que gosto imenso de ti.

Vanda Amador disse...

Aprendi muito recentemente que nada tem que ser o fim de alguma coisa, pode sim, ser o início de algo bem melhor… beijo